top of page

AS LIMITAÇÕES

José Leônidas de Almeida, portador de poliomielite desde 1 ano e seis meses. Na época pessoas com pólio tinham dificuldades de sobrevivência,

e, conta-se que crianças com pólio eram abandonadas nas Santas Casas por seus pais, por não terem condições de cuidar delas.
 

Em um determinado período de sua vida, José Leônidas passou mais de um mês e meio em coma, em um  balão “pulmão” para conseguir respirar.
 

Pessoas com poliomielite raramente conseguiriam andar. Muito raramente mesmo. Movido por um sentimento de superação, José Leônidas

começou a andar com sete anos de idade. Quando iniciou os estudos, como não andava, sua mãe o transportava no colo, tanto na ida quanto no

retorno escolar.

Mesmo conhecendo suas limitações, José Leônidas contrapôs-se a qualquer crença interna e ao sentimento de autopiedade: ao contrário, aprendeu segundo ele,

“transformar limitações em vitórias”. Algumas dificuldades existentes persistem até hoje como subir em ônibus sozinho. Uma das lições que teve de desenvolver a partir

do segundo ano do curso de psicologia, foi aprender a confiar nas pessoas, deixar o medo de lado e o orgulho para trás e pedir ajuda.
 

De posse de todos estes ingredientes, você leitor poderá se situar agora na narrativa de José Leônidas sobre um dos momentos mais importantes e realizadores, tanto

para ele quanto para nós; ingressar em um curso superior:

O DESAFIO DE CURSAR UMA UNIVERSIDADE


"... Ao terminar o ensino médio, me vi compelido a continuar meus estudos e como sempre fui um bom  ouvinte e conselheiro resolvi que iria ser psicólogo e fui buscar uma faculdade que atendesse minhas expectativas. A primeira que prestei foi a FMU onde passei na primeira fase, mas por falta de condições financeiras e também dada a distância de minha casa não fiz a matrícula. Como a palavra desistir não existe em meu vocabulário, logo busquei uma outra e entre tantas encontrei a OSEC (que hoje é a UNISA) e passei na segunda chamada,só que ainda sem ter como fazer matrícula e principalmente pagar as mensalidades.
 

Depois de saber o resultado fiquei por volta de umas duas horas sentado num banco próximo ao campo de futebol da faculdade tentando descobrir uma forma de como conseguir realizar a matricula e pagar as mensalidades, já que meus pais no momento não tinham como.
Eu não trabalhava e meus empreendimentos não rendiam a ponto de custear meus estudos. Depois dessas duas horas desolado e sem solução, resolvi retornar para casa e quando estava de saída encontrei um conhecido que vendo que estava preocupado me disse que deveria ir até a reitoria e conversar com o reitor que com certeza poderia me ajudar. E assim fui para casa com a esperança de que conseguiria. No dia seguinte as 7:30 da manhã já estava sentado num banco em frente a reitoria aguardando a chegada do reitor. As 9:00 horas ele chegou e eu fui tentar falar com ele mas sua secretária me disse que deveria conversar na secretaria pois com certeza não teria como falar com ele. Lá, fui atendido por uma senhora muito gentil e carinhosa, dizendo-me que adoraria ajudar, mas que infelizmente não dependia dela e que somente o reitor poderia autorizar.

 

Já era quase meio dia e retornei tentando falar com o reitor e novamente sua secretária me disse ser impossível pois ele não recebia alunos ou pessoas que não tivessem reunião marcada: confesso que naquele momento fiquei desanimado. Quando estava saindo esbarrei em um senhor que entrava e ao me pedir desculpas perguntou o que eu fazia ali e depois de explicar a situação a ele, o próprio me disse para sentar ali na sala de espera que veria uma possibilidade de falar com o reitor.


 

Fiquei ali sentado perdido em pensamentos e esperança por mais ou menos umas 3 horas e o reitor ao sair para o almoço perguntou o que eu fazia ali e ela disse que o vice reitor tinha me recomendado esperar para conversar e ao mesmo tempo o vice reitor sai da sala e se espanta com minha presença ainda ali e diz que durante o almoço iria conversar com o reitor sobre minha solicitação e saíram os dois para o almoço: a secretaria me ofereceu um café já que estava sentado ali a muito tempo.

Uma hora depois, retornam os reitores e dizem que veriam meu caso e que tivesse um pouco de calma e aguardasse - e eu com tranqüilidade aceitei.

Duas horas depois fui chamado até a sala do reitor onde coloquei a ele meu interesse de estudar e que no momento não possuía condições financeiras para tal. Ele me ouviu com atenção e determinou que fosse a secretaria e conversasse com aquela senhora que me atendera de manhã e assim o fiz e acho sentar diante dela fui surpreendido com a informação que nada havia chegado a ela sobre mim e já era quase 18 horas e o tempo ensolarado da hora que eu cheguei tinha se transformado em um começo de noite fria e com garoa. Para piorar, como na época não tinha celular e nem telefone em casa minha, mãe já estava a ponto de mandar a policia me procurar.

Fiquei aguardando na sala da secretaria por mais uma hora e pra minha alegria a simpática senhora vem a mim com um sorriso e diz que a faculdade me concederia uma bolsa integral e que deveria começar no dia seguinte.
Neste momento entram na sala dois amigos que preocupados foram saber se estava bem e aproveitaram pra me levar em casa.

 

Ao chegar em casa cansado,com fome mas feliz da vida, fui recebido por minha família e pra minha surpresa abrimos uma champagne pois eu era o primeiro que entrava numa faculdade e razão de orgulho e felicidade deles e reconhecimento que todo o sacrifício para me criar realmente valeu a pena! ...”

José Leônidas hoje tem formação em psicologia e é palestrante motivacional. Em seu currículo encontram-se cursos, treinamentos de liderança e motivação voltados para diferentes empresas de nichos e segmentos diferenciados.

Para saber mais sobre José Leônidas, encontra-se uma entrevista concedida ao programa ALMA DO NEGÓCIO, pela JUST TV  EM 02 de fevereiro de 2012 pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=OYQCBKzkEBU.
 

José Leônidas Almeida será nosso entrevistado entre os dias 17 e 18 de Maio, no curso e evento que ministrará sobre “LÍDER DE SUCESSO”, na Avenida Paulista, São Paulo.
 

Informações sobre o evento podem ser extraídas no site: www.dgmtreinamentos.com.br, na palestra chamada LÍDER DE SUCESSO.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page