top of page
EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: O EXEMPLO DE DEVANIR BARBOSA

Por: Adinaldo Diniz.

                Se o futuro do mundo passa pela sustentabilidade, então o futuro do mundo também passa por Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo.

 

            Trata-se de um projeto inovador na região que, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade, também gera economia e renda para os habitantes deste bairro, ampliando a cidadania entre catadores, domésticas e artesãs. 

 

             O responsável por este projeto, Devanir Barbosa formou-se em Meio Ambiente pela Universidade Braz Cubas e, anualmente a pedido da coordenadora de Serviço Social da mesma universidade, convoca-o para apresentação, exposição e palestras na semana do meio ambiente.

 

Fundador da ONG RECICLA MUNDO, Devanir Barbosa consegue com muito esforço manter um projeto que hoje beneficia direta e indiretamente mais de mil pessoas no distrito de Jundiapeba.

O projeto chama muito a atenção pela qualidade da organização e pela estrutura organizacional, que funciona com muita criatividade e empreendedorismo.

Analisamos o projeto de reciclagem feito pela ONG e resumimos a estrutura desta organização em alguns tópicos rápidos:

 

 

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

A ONG recicla mundo conta hoje com 72 catadores cadastrados. Cada catador é responsável por duas quadras do bairro, mapeadas pela ONG.

Cada catador consegue gerar em média de R$ 320,00 a R$ 1.000,00 coletando os materiais recicláveis. A RECICLA MUNDO paga o valor atribuído em quilogramas a cada item.

Os catadores recebem constante monitoramento para que prestem um atendimento de qualidade as donas de casa que ajuntam os materiais. Essa ação tem reduzido inúmeros conflitos no bairro e tem gerado um bom clima de amizade entre donas de casa e catadores.

Essa ação é responsável por manter fidelizadas, 35 donas de casa que doam permanentemente os produtos para reciclagem.

 

MARKETING

Além da ação de fidelização com o cliente doador do produto de reciclagem, a ONG adotou criativamente a inserção de cata-ventos feitos de plástico verde. Assim, toda a propriedade participante do projeto recebe a instalação de um cata-vento desses. É a sinalização precisa para que cada catador saiba qual residência faz parte do programa ou não.

A adoção de três dias para a coleta – terça, quinta e sábado – semanal também passa por uma ação de conscientização dos doadores. Os dias escolhidos são exatamente os dias em que o caminhão coletor de lixo da prefeitura não passa. Assim, nesses dias, os doadores colocam seu produto de reciclagem nas lixeiras e os catadores fazem a retirada.

Outra ação interessante é a distribuição de um panfleto contendo informações dos produtos que podem ser reciclados e os produtos que não são recicláveis.

 

PRODUÇÃO E QUALIDADE

Todo material coletado passa por uma triagem, onde são separados itens para aplicação no artesanato. Tampinhas de garrafa, garrafinhas de danone, garrafas pets, papelão, tudo isso é separado para aplicação nas oficinas de artesanato.

Outra parte do material separado pela ONG é vendido para as empresas. Com esse valor a ONG paga os catadores e tenta suprir suas necessidades internas.

Todos os meses, a ONG RECICLA MUNDO recicla 30 toneladas de material. Em um ano só a ONG consegue reciclar 360 toneladas de material!!

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os produtos retirados para artesanato pela ONG são utilizados para fabricar bonecos, flores, porta-moedas, copos e taças. As artesãs da ONG sobrevivem fabricando os produtos e os vendendo e também ensinando quem deseje produzir os produtos artesanais.

 

RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

A ONG está sendo responsável pela educação ambiental em uma região onde o índice de violência era muito alto e as enchentes eram constantes. Com menos lixos espalhados não há risco de entupimento de bueiros, risco de doenças como a leptospirose, cólera, verminoses entre outras. Ao atuar com foco na reciclagem, a ONG RECICLA MUNDO está reduzindo os índices de doenças causadas por contaminação da água, gerando renda para as famílias mais carentes, profissionalizando catadores, educando ambientalmente uma população.

 

CULTURA ORGANIZACIONAL

A ONG atua de forma mais aberta que uma empresa, e por isso, sua existência, métodos  e processos altera a cultura social vigente.

Os reflexos destas ações serão sentidos nas próximas gerações, que já crescerão em um ambiente com “identidade ambiental”.

 

ESTRUTURA E INVESTIMENTO

A ONG RECICLA MUNDO não possui hoje uma Kombi para a retirada destes materiais nas residências, e também não possui uma prensa hidráulica, o que permitiria uma melhora na redução de custos com frete e no aumento da margem de lucro dos materiais, podendo expandir ainda mais o programa.

Segundo Devanir Barbosa, estas duas ações possibilitariam a ONG saltar de 30 toneladas mensais para 100 toneladas mensais!

Segundo o próprio Devanir Barbosa, o projeto pode ser replicado com sucesso em qualquer cidade e implantado em menos de dois meses.

 

 

PALHACINHO kID TAMPINHA: 

Vídeo-depoimento de Devanir Barbosa na Semana do Meio Ambiente em 05 Junho de 2013.

Unidade de triagem em Jundiapeba, Mogi das Cruzes.

CONCLUSÃO

 

Enquanto administradores, vimos no projeto social RECICLA MUNDO excepcionais chances de criar uma cultura de fato sustentável.

 

Isso é possível porque existe uma demanda crescente por áreas de descarte de lixo, seus custos ficam cada vez mais altos, além de prejudicar uma área que poderia ser utilizada para outros fins.

 

Há também oferta de mão de obra, que pode gerar renda para famílias sem instrução educacional e também para moradores de rua, que poderiam ser absorvidos pelo programa.

 

O desafio fica por conta do desenvolvimento de novas aplicações dos materiais reciclados a fim de serem comercializados de uma

forma mais atrativa para a sociedade, desafio este teoricamente fácil, já que contamos com cursos de meio ambiente na região e

diversas especialidades de engenharias.

 

O mercado verde está em ascensão e seus produtos tem ganhado maior notoriedade na Europa e Estados Unidos, uma excelente

oportunidade para que projetos como o de DEVANIR BARBOSA possam exportar produção artesanal de reciclados.

Deixe seu comentário aqui !

bottom of page